É fundamental que o médico recomendado tenha especialização em cirurgia plástica e seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Consulte o site oficial da entidade (www.sbcpmg.org.br) e certifique-se que o cirurgião plástico indicado está entre os seus membros e veja em categoria ele está inserido.
Essa verificação é muito importante, pois garante a procedência e a confiabilidade do cirurgião plástico, ÚNICO profissional devidamente preparado e habilitado a realizar uma cirurgia plástica.
Atenção: A chamada medicina estética não é especialidade médica reconhecida pelo MEC, muito menos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Veja qual é a experiência do médico indicado, por exemplo, quantos anos de formado. Qual a sua formação. Observe se ele freqüentou e principalmente trabalhou em importantes centros médicos e hospitais, nacionais e internacionais.
Veja se ele participa de Congressos, palestras e apresentação de trabalhos científicos promovidos pela sociedade brasileira de cirurgia plástica (SBCP).
Certifique-se de que o cirurgião é credenciado nos bons hospitais da cidade, mesmo que tenha a própria clínica e centro cirúrgico.
Prefira sempre realizar sua cirurgia em ambiente hospitalar. Os imprevistos acontecem, e é sempre muito mais seguro abordá-los em um hospital.
Além disso, pense que um bom cirurgião deve:
Perguntar sobre suas expectativas com a cirurgia plástica.
Dar conselhos de qual procedimento é o mais indicado para as suas necessidades.
Dar informações sobre o procedimento cirúrgico como: nível de complexidade, tipo de anestesia, a internação, o repouso, as restrições na vida cotidiana, os cuidados em longo prazo.
Deixar claro os riscos envolvidos.
Tomar a decisão final juntamente com você.
Pedir todos os exames pré-operatórios e o risco cirúrgico.
Tirar fotografias da região do corpo que irá ser abordada na cirurgia.