A mastoplastia de aumento, conhecida também como cirurgia da prótese de mama, é o procedimento cirúrgico que visa aumentar o volume das mamas. Está indicada para as pacientes com mamas pequenas ou que após a amamentação tiveram redução do volume mamário.
Até 20 anos atrás, as mamas pequenas faziam sucesso, mas recentemente a brasileira assumiu um padrão de beleza que valoriza um volume mamário maior. Se ela não tem mamas de pelo menos tamanho médio, tende a se sentir inferior em seu meio social. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, a procura por este procedimento vem aumentando muito nos últimos anos, sendo que juntamente com a lipoaspiração é o procedimento mais realizado pelos cirurgiões plásticos nos dias atuais.
Outro fator que contribui para que a procura por uma cirurgia estética de mama seja cada vez maior é o alto grau de segurança que o procedimento oferece atualmente, quando realizado por um profissional experiente e membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-www.sbcpmg.org.br). Este último aspecto é muito importante, pois garante a procedência e a confiabilidade do cirurgião plástico escolhido, ÚNICO profissional devidamente preparado e habilitado a realizar uma cirurgia plástica. Consulte o site oficial da entidade e certifique-se que o cirurgião plástico escolhido está entre seus membros e veja em que categoria ele está inserido. Além disso, a evolução das próteses estimulou as mulheres que tinham vontade de fazer a cirurgia estética, mas que ficavam com medo de que o silicone “vazasse” para o organismo após a colocação da prótese. Esse risco não existe mais, visto que as próteses agora utilizam silicone em forma de gel coesivo e não mais líquido como antes, o que impede seu vazamento ainda que haja a ruptura da prótese.
Os primeiros estudos revelaram que a mulher que procura o aumento mamário sente que suas mamas estão inadequadas ao seu corpo, possuem dúvidas sobre sua feminilidade, além de relatos de diminuição na auto-estima. Estes estudos foram mais tarde confirmados por outros especialistas que incluíram um profundo estudo psiquiátrico de pacientes em pré e pós-operatório, além de um questionário respondido por 132 mulheres. Os resultados evidenciaram uma valorização da auto-imagem, melhora da auto-estima, altos níveis de satisfação pessoal, e a incorporação do implante à imagem pessoal após a cirurgia. Em 1979 um conhecido pesquisador chamado Hetter,em um estudo com acompanhamento de dois anos de pós-operatório de 165 pacientes, revelou que 53% relataram uma vida sexual mais positiva, 47% sentiam que se tornaram mais extrovertidas, e 96% sentiram que a cirurgia alcançara suas expectativas. Mais recentemente outros especialistas estudaram 75 mulheres que se submeteram à mastoplastia de aumento. Estes estudos demonstraram que nestas mulheres a cirurgia teve um significativo efeito positivo na atratividade, na sensibilidade sensual de suas mamas, na vida sexual e no relacionamento com seus parceiros. Para estas mulheres, após a cirurgia, seus parceiros tiveram um aumento significativo do interesse na atividade sexual.
Durante algum tempo especulou-se que a prótese de silicone poderia trazer prejuízo à saúde da mulher (câncer de mama, doenças reumáticas, etc.). Após extensos estudos realizados nos Estados Unidos, ficou comprovada a inexistência destes malefícios. Devido à crescente qualidade das próteses, com recentes incorporações de novas tecnologias tornando-as muito mais resistentes, não é mais necessária a troca freqüente das mesmas. Estima-se atualmente que esta troca deverá ser realizada em torno de 20 anos para evitar seu desgaste.
Realizamos um pré-operatório completo, com exames laboratoriais e avaliação clínica e cardiológica. Só operamos se não houver nenhum problema que impeça a cirurgia.
Preferencialmente local (apenas nas mamas) com sedação (a paciente é monitorada o tempo todo por um anestesista no centro cirúrgico e na sala de recuperação), mas pode-se usar ainda peridural ou geral.
A cirurgia dura em média de duas a três horas. A prótese de mama pode ser colocada através de três locais diferentes com incisões de aproximadamente quatro a cinco cm (periareolar: envolta da aréola, submamária: no sulco da mama ou axilar: através da axila). A localização da prótese também pode ser em dois espaços diferentes: embaixo da glândula ou abaixo do músculo peitoral maior. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, devendo a escolha ser feita em conjunto com paciente, após a análise das indicações, dos prós e contras de cada técnica.
OBS: Pode-se deixar um dreno para que as secreções formadas nos primeiros dias não fiquem coletadas junto à prótese, o que sabidamente pode aumentar o risco de infecções e contratura capsular.
Há vários tipos e modelos de próteses de mama, cada uma com uma indicação dependendo do tipo de mama da paciente e do plano a ser colocado (subglandular ou submuscular). As próteses de mama podem variar de perfil, de conteúdo e de envoltório. O perfil (forma) pode ser redondo (baixo, moderado, alto) ou anatômico (“gota”), conforme a projeção da prótese. O conteúdo pode ser de silicone ou de soro fisiológico (prótese salina). O envoltório da prótese também pode variar, sendo texturizado, liso, ou de polietileno. A escolha da prótese de mama ideal será feita na consulta médica, quando o cirurgião examinará a paciente e escolherá a melhor prótese para produzir o melhor resultado para o aumento das mamas, que em cada paciente é diferente.
Apesar de a cirurgia ser sempre realizada em ambiente hospitalar por razão de segurança, não há necessidade de internação hospitalar, sendo que a paciente pode retornar ao seu domicílio no mesmo dia da cirurgia.
O pós-operatório da mastoplastia de aumento costuma ser tranqüilo, com dor moderada geralmente apenas nos cinco primeiros dias, e muito bem controlada com o uso de analgésicos e antiinflamatórios. O dreno, quando colocado, é retirado geralmente no segundo ou terceiro dia de pós-operatório, quando da realização da primeira troca de curativos. O Dr. Marco Aurélio utiliza as mais modernas técnicas de sutura sendo que a maioria absoluta dos pontos é absorvível, isto é, não necessitam ser retirados e como o próprio nome diz são absorvidos pelo organismo. A paciente poderá retornar ao trabalho dentro de uma semana a dez dias, apenas devendo-se evitar esforços com os braços e dormir “de bruço” por um mês. O uso de soutiens sem costura se faz necessário por aproximadamente dois meses.
Apesar de raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, extrusão da prótese, contratura da cápsula que pode ser formada ao redor da prótese.
O resultado quanto à forma já é bastante evidente no pós-operatório imediato. Durante o primeiro mês há a redução do edema (inchaço) e a cicatrização se consolida. Como toda Cirurgia Plástica, o resultado definitivo da mastoplastia de aumento se dá após os seis meses, devido ao amadurecimento da cicatriz que se torna mais suave e discreta.
© 2024 – Marco Aurélio Peixoto Cirurgião Plástico/BH CRM-MG 23568 | Todos os Direitos Reservados