Procedimento:

Mama - Redutora

Mastoplastia Redutora (redução mamária)

Indicação

A mastoplastia redutora é a cirurgia que visa melhorar a forma e/ou diminuir o volume das mamas.

A Cirurgia

A paciente é admitida no hospital no dia da cirurgia e é operada, na maioria das vezes, no período da manhã. Após uma rigorosa verificação dos exames pré-operatórios por toda equipe do Dr. Marco Aurélio, inicia-se a cirurgia preferencialmente sob anestesia local e sedação, mas também poderá ser usada anestesia peridural ou geral. O procedimento se dá sempre com o acompanhamento constante de um anestesista e tem duração aproximada de três a quatro horas. Não há a necessidade de internação hospitalar e a paciente pode retornar ao seu domicílio no mesmo dia da cirurgia. O primeiro retorno ocorre normalmente dentro de três a quatro dias onde são trocados os curativos e a paciente passa a utilizar um soutien sem costura por dois meses.

A cirurgia de redução das mamas, apesar de envolver uma cicatriz maior que uma lipoaspiração, por exemplo, não é um procedimento doloroso, pelo contrário, mais de 90% das pacientes relatam que não sentem dor após a mastoplastia redutora.

Recomendações sobre a cirurgia redutora das mamas:

Pré-operatório

  • Evitar o cigarro quinze dias antes e depois da cirurgia (importantíssimo para a cicatrização);
  • Obedecer às instruções dadas para a admissão hospitalar;
  • Comparecer ao hospital em jejum absoluto de oito horas a partir de 0:00 h do dia da cirurgia;
  • Vir acompanhada para o hospital, evitando o uso de brincos, anéis, alianças, piercings, esmaltes coloridos nas unhas e maquiagem;
  • Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra em relação ao seu estado geral;

Pós-operatório

  • Dormir de barriga para cima durante o primeiro mês após a redução de mamas;
  • Não ir à academia e nem carregar peso nos primeiros trinta dias;
  • Não ficar em lugares muito quentes e nem cozinhar, para as mamas não incharem muito;
  • Não levantar os braços por três semanas (o cotovelo pode ser erguido somente até a altura dos ombros);
  • Não dirigir por três semanas ;
  • Não se expor ao sol pelo período de três meses após a mastoplastia redutora;
  • Evitar molhar os curativos até que seja autorizada a fazê-lo.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Pode-se amamentar normalmente após a Cirurgia de redução das mamas?

Na maioria das vezes, sim. Exceção à regra são as mamas que têm as aréolas muito baixa e que têm que ser elevadas quase 10cm. Nestes casos, pouco mais de 50% dos ductos são seccionados, podendo diminuir a capacidade de amamentação das pacientes, bem como nos casos de enxerto livre de aréolas, onde 100% dos ductos são seccionados.

Normalmente, não. Como na questão anterior, somente nos casos de aréolas muito baixas pode haver uma diminuição da sensibilidade.

Logo após a cirurgia, as mamas ficam inchadas e amassadas, restabelecendo sua anatomia normal ao longo do tempo. Com três meses, podemos enxergar cerca de 80% do resultado final, quando tiramos as fotos do pós-operatório. Os outros 20% aparecerão ao longo dos 4 a 6 meses seguintes.

De um modo geral, as cicatrizes estão finas no primeiro mês, tornando-se vermelhas, um pouco altas e evidentes até 60 dias da cirurgia. Após esse período as cicatrizes vão afinando, abaixando e clareando até 12 a 18 meses. Nesse processo o Dr. Marco Aurélio acompanha o comportamento da cicatrização de cada paciente de perto, e caso haja necessidade, utilizará algumas das alternativas para melhorar as cicatrizes que eventualmente fugirem do padrão, indicando um tratamento individualizado para cada caso.