Fale conosco:
 31 3274.0009 - 3225.2019 - 3225.2472
 dr@marcoaureliopeixoto.com.br
CIRURGIAS ¬
 

Face - Lifting facial ou Ritidoplastia

Anos atrás, quando a cirurgia do rejuvenescimento facial começou a ser descrita, consistia apenas no descolamento e tração da pele, corrigindo sua flacidez e minorando as rugas. Embora este procedimento tivesse seus resultados benéficos, podia levar a resultados artificiais pois resultava em uma pele esticada e de aspecto mais jovem em um rosto de desenho e contornos envelhecidos. Permaneciam, por exemplo, as papadas, as bolsas na borda do queixo (bolsas do buldogue) etc.

Desse estagio inicial a cirurgia da face evolui muito nos últimos vinte anos. Acrescentou-se à tração da pele, em um mesmo procedimento cirúrgico, a modelagem do conteúdo pela lipoescultura delicada da face, acrescida, às vezes, do recurso de se trabalhar a musculatura da face. Neste momento, houve uma mudança de conceito, pois não nos bastava apenas uma pele esticada e com menos rugas. Era necessário que o contorno do rosto fosse compatível com a juventude. E a lipoescultura da face era a nova ferramenta que nos permitia atingir este objetivo.

A cirurgia facial, com todos esses procedimentos acontece por incisões que começam no pé do cabelo (costeleta), ou pouco acima, na região temporal e dentro do couro cabeludo, descendo à frente da orelha acompanhando seu contorno, contornam o lóbulo da orelha, sobem por trás da orelha, no angulo formado entre a orelha e o crânio, e aí avançam mais 3 ou 4 centímetros horizontalmente no couro cabeludo.

É interessante notar que pela abundante circulação sangüínea na face essas cicatrizes costumam ser de ótima qualidade e pouco ou nada perceptíveis, mesmo aquela à frente das orelhas.

A injeção de gordura, aspirada da própria face ou de outra parte do corpo, foi idealizada para preencher os vazios e depressões que vão surgindo com o envelhecimento (por exemplo, os sulcos naso-genianos, as maçãs do rosto que ficam vazias e perdem seu viço e o sulco naso-jugal, ao lado do nariz, que chamamos de o vale das lagrimas).Entretanto as injeções de gordura na face são de modo geral muito reabsorvidas, razão pela qual a cirurgia plástica vem sempre procurando outros materiais para estes preenchimentos.

A cirurgia da face exige uma internação de 24 horas, após o que, já sem curativos o paciente tem alta hospitalar.

A complicação mais freqüente deste procedimento são os hematomas que com tratamento bem conduzido, não deixarão problemas senão retardar um pouco a recuperação.

A recuperação imediata acontece em uma semana, liberando-se o paciente para quase todas as atividades aos 14 dias e liberação total, inclusive sol e esportes aos 45 dias.

>> PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

QUANTOS ANOS VOU REJUVENESCER?
Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar desta cirurgia visar rejuvenescê-la, é impossível estabelecer o período de rejuvenescimento
COMO FICARÃO AS CICATRIZES?
A cirurgia plástica de face visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos profundos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Cada paciente comporta¬se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.

Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos .permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando se pode fazer a avaliação da fase em que se encontra.

EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o "período mediato" da cicatrização normal (do 30° dia até o 12° mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.

POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?
A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retardam, mas não interrompem o "processo evolutivo do organismo". E em alguns casos, há necessidade de complementos, após curto período de tempo.

HÁ RISCO NESTA OPERAÇÃO?
Todo ato médico inclui um risco variável e a Cirurgia Plástica como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.

AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIAS SÃO IMPORTANTES?
A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas em padrões fotográficos semelhantes nesses dois períodos. As fotografias dos(as) pacientes fazem parte integrante de seu prontuário médico.

QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADO PARA A OPERAÇÃO?
Poderá ser utilizada a anestesia geral, quanto, anestesia local com sedação, a critério do cirurgião e anestesista.

QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá durar 4 horas ou mais, dependendo do caso. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós ¬operatória.

QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Dependendo do tipo de anestesia, entre 12 a 24 horas, sempre levando-se em conta o conforto e segurança do paciente.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim.
Geralmente são utilizados curativos. Um primeiro curativo permanece em torno das primeiras 24 horas, podendo-se optar por um novo curativo em toda a área operada ou sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

OS OLHOS FICAM OCLUÍDOS NO PÓS-OPERATÓRIO?
R: Não obrigatoriamente. Poderá ser recomendada a aplicação de compressas de gaze ou algodão embebidos em solução fisiológica ou em água fria sobre os olhos, que podem ser trocadas periodicamente, várias vezes ao dia.

HÁ DOR, NO PÓS-OPERATÓRIO?
Ocasionalmente poderá ocorrer dor, que poderá ser controlada com analgésicos comuns.

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Os pontos das pálpebras poderão ser removidos a partir do 3° ou 4° dia. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre sete e doze dias.

QUANDO PODERÁ SER UTILIZADA MAQUIAGEM?
Fica a cargo de cada cirurgião fornecer maiores detalhes a esse respeito, mas se tudo correr bem, em torno da 1" semana.

QUANDO PODERÃO SER LAVADOS E PENTEADOS OS CABELOS?
Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com cautela). Para secá-los, pode-se utilizar secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas geralmente após a 4° semana.

O "CORTE DE CABELO" PREPARATÓRIO PARA A CIRURGIA É MUITO EXTENSO?
Os cabelos quando cortados, abrangem apenas as áreas das incisões portanto, no pós¬ operatório imediato, este inconveniente poderá ser disfarçado, com penteado adequado.

QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), "manchas" de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes, evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros. O seu organismo se encarregará de dissipar esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade. Um curto período de "depressão emocional" poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório, geralmente advêm da "ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes". Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial poderá ser avaliado de pelo menos 3 a 6 meses de pós operatório.
Clínica NUCLEOMED
Avenida do Contorno 4614 - 7º Andar, Bairro Funcionários - BH/MG
Venha nos fazer uma visita!

CONTATOS
31 3274.0009 - 3225.2019 - 3225.2472
dr@marcoaureliopeixoto.com.br

Dr. Marco Aurélio Campos Peixoto / Copyright 2010
Todos os direitos reservados || Desenvolvido por Rede3D
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
REGULAMENTAÇÃO
Este site disponibiliza informações de natureza genérica sobre a especialidade Cirurgia Plástica, e obedece a orientação do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos.

O Cirurgião Plástico Dr. Marco Aurélio Peixoto vem informar que não divulga preços das cirurgias e média de valores no site, conforme exige a legislação vigente.

Para obter esta informação, por gentileza, marque uma consulta. Após a mesma e a indicação do procedimento específico é que os custos e as DIVERSAS formas de pagamento serão apresentados.